Rua Bering, 52 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – SP – 11 4330 1066

PREVENÇÃO

Dra. Raquel Maria Ferraria Aversa

Qual técnica de escovação mais indicada para o adulto?

1. Posicionar a escova num ângulo de 45º, dirigindo as cerdas para o espaço existente entre o dente e a gengiva.

2. Deslocar as cerdas suavemente com movimentos curtos de vibração horizontal ou movimento de rotação, por cerca de 10 segundos a cada conjunto de dois dentes. 

3. Escovar todas as superfícies externas dos dentes superiores e inferiores, seguindo uma ordem.

4. Escovar todas as superfícies internas dos dentes de trás do mesmo modo.

5. Nas superfícies internas dos dentes da frente, colocar a escova perpendicularmente à boca.

6 Fazer movimentos para frente e para trás, para limpar as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores.

Qual técnica de uso do fio dental mais indicada? 

1. Corte aproximadamente 45 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios.

2. Use os polegares e os indicadores para conduzí-lo entre os dentes. Evite o contato brusco com as gengivas para não machucá-las.

3. Use o fio ao redor da superfície lateral de cada dente com movimentos para cima e para baixo, penetrando entre a gengiva e o dente, removendo a placa bacteriana.

Pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dental, devido a presença de inflamação. Caso o sangramento não cesse com o correr do tempo, consulte o seu dentista.

O que é o selante? para quê ele serve? 

A Cárie dentária atinge cerca de 98% da população brasileira apresentando caráterendêmico e por isso, é um problema de saúde pública.

As preocupações com a parte de preventiva datam do século passado, iniciando-se pelo uso do flúor, passando para as restaurações diminuídas (profiláticas) e uma série de outras tentativas até que , nos anos 60, apareceram os selantes.

O selante que usamos em nosso consultório é um selante fotopolimerizável – de última geração (só endurece com a presença da luz fria e apresentam 50% em peso de carga inorgânica com liberação de flúor) , penetram nas micro-porosidades do esmalte liberando flúor nas margens e resistem aos fluidos bucais.

O selante foi desenvolvido para proteger – SELAR – as regiões mais facilmente afetadas pela cárie dentaria : fissuras e fóssulas do dente – fazendo a prevenção das mesmas .

Juntamente com o uso do flúor tópico ou sistêmico, atua na área mais importante da Odontologia.

A PREVENÇÃO

Experiências feitas “In vitro”, indicam que a ação protetora do selante se dá em toda a porção oclusal

(de cima ) do dente, principalmente na interface esmalte/selante – exatamente onde há a liberação do flúor e ele determina uma redução da cárie em até 85%.

Não é FANTÁSTICO ? 

IMPORTANTE: 
A superfície do selante deverá ser examinada a cada 6 meses. Se o selante estiver totalmente ausente, deve ser repetida a colocação do mesmo.

Devemos evitar a ingestão constante de chicletes, balas “grudentas” que, além de não acrescentarem nada à dieta da pessoa, somente prejudicarão na resistência do selante.