Rua Bering, 52 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – SP – 11 4330 1066

LASERTERAPIA

A função principal do equipamento de laserterapia é emitir luz laser com comprimento de onda entre 660 a 690 nm (laser vermelho) e 790 a 830 nm (laser infravermelho), destinados às áreas de Odontologia, Fisioterapia e Medicina em geral. 
Este equipamento contém todos os dispositivos de controle e segurança, que garantem máximo desempenho em processos que envolvem: Alívio da dor (efeito antiálgico); redução de edema e de hiperemia (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório).

A utilização da laserterapia tem sido estudada desde os anos 60. Seus efeitos terapêuticos sobre os diferentes tecidos biológicos são muito amplos, notadamente ao induzir efeitos trófico-regenerativos, antiinflamatórios e analgésicos, destacando-se os trabalhos que demonstram um aumento na microcirculação local, ativação do sistema linfático, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno por parte dos fibroblastos.
Devido às suas características de aliviar a dor, estimular a reparação tecidual, reduzir edema e hiperemia nos processos antiinflamatórios, prevenir infecções, além de agir em parestesias e paralisias, o laser de baixa intensidade tem sido empregado frequentemente na clínica odontológica. Essa terapia já se faz rotineira para bioesti-mulação óssea, em casos de implantes e cirurgia oral menor; para diminuir a dor e edema nos casos de pós-operatórios diversos, úlceras aftosas recorrente, herpes, nevralgias e hipersensibilidades dentinárias.

É indicado no tratamento de doenças sistêmicas com manifestação bucal, como o Líquen-Plano e as Mucosites de modo geral, bem como as auto-imunes como o Lupus Eritematoso e o Pênfigo Vulgar. Também no tratamento de pacientes imunodeprimidos com Mucosites causadas pós-radioterapia ou quimioterapia.
A laserterapia é um método eficaz, pouco invasivo e acessível para o paciente, sem efeitos colaterais e que pode ser usado rotineiramente na clínica odontológica.
Como em toda terapia existe a técnica e a tática. A técnica seriam os ingredientes do “bolo” e a tática a maneira pela qual se faz o bolo.
Nesse trabalho apresentamos a técnica da lasertearapia, seus fundamentos físicos e biológicos, as normas de segurança preconizadas para essa terapia, e suas principais indicações clínicas. Baseados em nossos 15 anos de experiência clínica e 13 anos de experiência em ensino, nosso objetivo foi demonstrar as táticas de abordagem dessa técnica que temos utilizado, adaptado e desenvolvido no decorrer desses anos.
Esperamos que a partir dessas informações e sugestões de trabalho, cada profissional possa criar uma tática ou abordagem de trabalho própria, e dessa forma beneficiar cada vez mais, nossos pacientes e a laserterapia.