Rua Bering, 52 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – SP – 11 4330 1066

GINECOLOGIA & OBSTETRÍCIA

Gravidez Indesejada

A liberdade sexual, a falta de uma orientação no ambiente familiar, o desejo sexual, conduzem a maior parte da juventude a prática sexual, sem nenhum conhecimento das repercussões, que pode causar em suas vidas, no momento em que engravidam, ou adquiriram uma DST.

E quando tomam conhecimento que estão gravidas, a maioria é rejeitada no ambiente familiar e recorrem aos métodos abortivos. Acarretando com esta prática o numero de abortos que vem crescendo entre os adolescentes. Para prevenir tais conseqüências se faz necessário alguns comentários sobre os métodos anticonceptivos mais utilizados: 

O condon é um dos métodos mais utilizados e difundidos entre os adolescentes principalmente pela facilidade de aquisição. A pílula a mais utilizada é a de baixa dosagem,pois há menores efeitos colaterais. 

O coito interrompido apesar de ser praticado entre os adolescentes, corre grande risco de uma gravidez indesejada, transmitir DST, a adolescente pode se encontrar em seu periodo fértil e engravidar. 
Embora não seja um método anticoncepcional a ¨anticoncepçao de emergencia¨ é utilizada quando se tem uma relação sexual desprotegida ou quando não se usa nenhum tipo de contraceptivo. Corre o risco de uma gravidez indesejada e adquirir uma DST. 

Pelo exposto se faz necessário, todos adolescentes, manter uma bom relacionamento no ambiente familiar, procurar a orientação dos pais,e na ausência destas informações no ambiente familiar se informar com profissional médico, sobre os métodos anticoncepcionais, as contra-indicações seus efeitos a repercussão que causa no organismo. 

Fonte de pesquisa. Saude da Adolescente- Manual de Orientação Febrasgo 2001 

Cistos de ovário 

Comumente as mulheres quando se submetem a exame ultrasongrafico, o laudo aparece cisto folicular, a maioria das pacientes procuram o serviço pensando que estão com um cisto no ovário e depois em outra ultranografia o cisto desapareceu. 
Como isto acontece? 
Os ovários órgão que estão localizados na pelve feminina tem como função produzir óvulos e hormônios.

Medem em média 4x2x2 cm. Estão divididos em 2 porções: cortical e medular. 
Na região cortical estão localizados os folículos de Graaf em media 300.000 que diminuem a medida que a mulher vai entrando na fase de menacme. 
No período menstrual há o amadurecimento do folículo e liberação do óvulo, em torno do 14 dia= ovulação 
No período ovulatório, ocorre os chamados cistos funcionais muitas vezes causando desconforto pélvico as pacientes. 
Os cistos funcionais, não são detectados na mulher no período de menopausa, nem na infância- os 2 parâmetros básicos. 
Daí os cuidados de pesquiza nestes dois extremos da vida, 
Os tipos mais encontrados de cistos de ovários são: 

Cistos foliculares comumente encontrados num exame ultrasongrafico, correpondente a rotura do folículo. Cisto de corpo lúteo Cisto dermoides em cujo interior encontramos, fios de cabelos, ossos etc Endometriomas Cistoadenomas. serosos 

Os cistos funcionais não necessitam tratamento, as vezes faz-se medicação anticoncepcional. 
Os cistos serosos não regridem tendem a aumentar. representa 30% dos cistos ovarianos atingem grandes volumes. 

Quadro clinico: 

Dor pélvica Irregularidade menstrual Dismenorréia. Sangramentos 

Diagnostico Diferencial. 

Apendicite Piosanpinge Aderências pélvicas cistos inflamatórios 

Avaliação: atraves de ultrasonografia, verificar consistencia sólida ou liquida, levar em consideração a idade da paciente. estado nutricional, descartar ascite, solicitar rx de tórax. 
Sabendo-se que a ultrasonografia não distingue o aspecto maligno ou benigno somente o exame histopatologico é que dá o diagnostico. 

Bibliografia: 

Ginecologia da infância e adolescência-Tourinho, Bastos Moreira

  • Segredos em GO- Helen M. Fredrickson.